segunda-feira, 18 de abril de 2011

Ecoturismo com Educação Ambiental: Um Paradigma Sócio-Ambiental

O ecoturismo ou turismo ecológico vem atraindo, cada vez mais, adeptos em todo o planeta. Assim, torna-se importante discutir suas práticas e conteúdos, repensando seus verdadeiros propósitos e sua irregular utilização como forma de sustentabilidade para a execução de interesses que buscam a satisfação de necessidades e anseios econômicos sem se preocuparem com a degradação ambiental.
A desinformação em relação à Problemática Ambiental resultado de certas atitudes e da ambição desenfreada por lucro, sem observar os impactos negativos ao meio ambiente, refletem-se nas grandes catástrofes ecológicas que afetam todo o globo terrestre. Dentro dessa perspectiva pode-se verificar que a busca por um mundo mais saudável e de melhor qualidade de vida só será possível quando todas as pessoas tiverem uma conscientização sobre os problemas ambientais causados pelo próprio ser humano.
A problemática ambiental que alcança todo globo terrestre pode ser, no mínimo, atenuada se a Educação Ambiental, efetivamente, fizer parte dos processos educacionais das gerações atuais e futuras, não pelo estímulo de leis governamentais, mas pelo idealismo e iniciativa dos professores e a participação de toda a sociedade.
No início da década de 70, em alguns países da Europa, a preocupação com a questão ambiental ganhou espaço no setor econômico, impulsionando empresas a investirem em sistemas de gerenciamento ambiental, mesmo visando essencialmente o lucro. Atualmente, muitas empresas, com o mesmo ideal do passado “o lucro”, estão empenhadas na conquista de certificações ambientais que lhe abrirão novas divisas. Aos poucos, todos esses processos decisórios produzirão um efeito em cadeia que contribuirá para a formação da consciência ecológica de cada indivíduo em prol de um meio ambiente sustentável.
É necessário repensar a relação entre o homem e a natureza como uma troca de benefícios, na qual a natureza contribui para o bem estar físico, mental e social do homem, ao mesmo tempo que ele aprende a conhecê-la, respeitá-la e conservá-la.
A mudança de consciência, o resgate e a criação de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente são atributos que a educação ambiental pode proporcionar ao homem. Portanto, o Ecoturismo com Educação Ambiental é a melhor maneira de estabelecer uma coexistência harmônica entre o homem e o meio ambiente.
Um novo paradigma poderá emergir da mudança de postura e adoção de estratégias empresariais, quando aliadas aos princípios da Educação Ambiental para a sustentabilidade, podendo tornar a prática do ecoturismo muito mais proveitosa e interessante e proporcionar beleza e diversão aliadas à cultura, educação e fundamentalmente à mudança de comportamentos.


Autor do artigo: Marco Antonio Bertini
Pesquisador em Educação Ambiental
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental
EESC/CRHEA/USP

Nenhum comentário:

Postar um comentário